quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

RESUMO DOS JORNAIS DE HOJE, 05-02-2014 (QUARTA-FEIRA)
05 de fevereiro de 2014
Correio Braziliense


Manchete: Fantasma do apagão assombra o governo
A décima queda do sistema elétrico nacional na administração de Dilma Rousseff atingiu 11 estados de quatro regiões do país e afetou 6 milhões de pessoas. Sem identificar ainda a causa do apagão, o governo assegurou que a falha não está vinculada ao maior consumo de energia em razão do calor. As explicações não conseguiram evitar, no entanto, o constrangimento para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Na segunda-feira, ele disse que havia “risco zero" de desabastecimento. Além de alertar para os níveis preocupantes nos reservatórios de hidrelétricas, especialistas ressaltam a necessidade de investimento para afastar o risco de apagões ou de racionamento em ano de Copa do Mundo. (Págs. 1, 8 e Visão do Correio, 12)
Do deboche para a cadeia
Um dia depois de ser homenageado por militantes, João Paulo Cunha (PT-SP) teve a prisão decretada e se entregou na Papuda. Na Câmara, a cassação do deputado começa a ser discutida no dia 12. Ontem, o ministro do STF Gilmar Mendes defendeu a investigação sobre a origem do dinheiro doado para o pagamento das multas dos mensaleiros. (Págs. 1, 2 e 3)
Cubana sai do Mais Médicos e quer asilo
Ramona Rodríguez, de 51 anos, que diz ter trabalhado no Pará, se refugiou na liderança do Democratas na Câmara dos Deputados. Ela alega não ter recebido salários e diz que a PF grampeou seus telefones. Ramona vai pedir para ficar no Brasil. (Págs. 1 e 4)
Dinossauro: Governo não vigia tráfico de fósseis
O controle do destino dos fósseis brasileiros é deficiente, reconhece o Departamento Nacional de Produção Mineral. O pterossauro à venda na internet foi comprado na Alemanha 30 anos atrás. (Págs. 1 e 18)
PMs anistiados comandam as paralisações
Punidos por participarem de movimentos de reivindicação em 1994, 2000 e 2001, policiais militares e bombeiros do DF receberam o perdão do governo, mas seguem como líderes da categoria. Pelo menos três deles estão à frente da operação tartaruga. (Págs. 1 e 19)
País da Copa pode ter a primeira greve no futebol (Págs. 1 e Superesportes, 3)


------------------------------------------------------------------------------------
Estado de Minas


Manchete: Verba indenizatória - Eles não querem parar de gastar, mas agora aceitam licitar
A decisão do presidente da Câmara de BH, Léo Burguês (PTdoB), de anunciar projeto de extinção da verba indenizatória sem colocá-lo em discussão gerou revolta entre os vereadores e ontem alguns usaram a tribuna para criticá-lo. Mesmo assim, a maioria concorda com o ponto central da proposta, que é licitar as despesas de R$ 15 mil mensais, para as quais hoje basta apresentar simples notas fiscais. O Estado de Minas ouviu 37 dos 41 parlamentares e 21 disseram ser a favor da licitação, número suficiente para a aprovação do texto. Oito defendem que apenas parte dos itens, que incluem aluguel de carro, gasolina, alimentação e outros gastos para manutenção do mandato, sejam licitados.E os oito restantes ainda não têm opinião, não quiseram responder ou são indiferentes à questão. (Págs. 1, 3 e 4)
O Brasil perde energia
Apagão em quatro regiões deixa milhões sem luz em 11 estados: 62 cidades mineiras foram atingidas. Produção industrial despenca no país. (Págs. 1, 10, 11 e o Editorial “Apagão de investidores”, 8)
Mensalão: De presidente da Câmara a presidiário
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado a nove anos e quatro meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, se entregou no presídio da Papuda. (Págs. 1 e 6)
FGTS: Defensoria da União pede reajuste geral das contas
Ação civil pública na Justiça Federal gaúcha pleiteia a substituição da Taxa Referencial (TR) por um índice que garanta correção real do saldo a partir de janeiro de 1999. (Págs. 1 e 12)
Esquizofrenia: Faltam leitos psiquiátricos para pacientes em surto (Págs. 1 e 18)


------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Commercio


Manchete: Eduardo na ofensiva
O governador aproveitou o lançamento das diretrizes de sua candidatura presidencial para bater forte no PT. Ele garante não ter medo do desespero dos que temem perder poder e cargos: “E vão perder”, disse. (Págs. 1 e 3)
Só o Nordeste escapou de novo apagão
Dois curto-circuitos na linha de transmissão entre Tocantins e Goiás deixou quase seis milhões de brasileiros sem energia em onze Estados. (Págs. 1 e economia 2)
Vitória para vereadores de Caruaru
Justiça concedeu habeas corpus para cinco parlamentares. Dois serão libertados hoje e três estavam foragidos, até com oferta de recompensa. (Págs. 1 e capa dois)
Mais um mensaleiro na cadeia
Deputado João Paulo Cunha teve prisão decretada, se entregou e deve enfrentar processo de cassação. (Págs. 1 e 5)
Produção industrial avança pouco
Crescimento foi de 1,2% em 2013, longe de recuperar a perda de 2,5% em 2012. (Págs. 1 e economia 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora


Na penitenciária, em Brasília: João Paulo, condenado do mensalão, se entrega
Ex-presidente da Câmara teve prisão decretada e lançou carta atacando Joaquim Barbosa. (Págs. 1 e 10)
Pressão aumenta: Correção das perdas do FGTS é pedida para todos
Ação exige que a Caixa atualize as contas por índice que recomponha a inflação a partir de 1999. (Págs. 1 e 17)
------------------------------------------------------------------------------------
Brasil Econômico


Manchete: Governo isola apagão do baixo nível de reservatórios
Em meio a alertas sobre o efeito da estiagem nas hidrelétricas, um apagão atingiu 11 estados ontem à tarde. Os responsáveis pela área de energia afirmaram que o problema foi um fato isolado. “O sistema não está trabalhando em estresse”, disse Marcio Zimmermann, do Ministério de Minas e Energia. (Págs. 1 e 7)
Bancos: Lucro do Itaú em 2013 foi de R$ 15 bilhões
O valor foi obtido com aposta em crédito com mais garantias. “O ambiente econômico desfavorável do ano passado valorizou ainda mais o resultado”, disse Roberto Setubal, presidente da instituição. (Págs. 1 e 20)
Comércio exterior: Brasil muda pauta para países árabes
Já se foi o tempo em que o país enviava apenas commodities para a região. A venda de alimentos processados em 2013 foi recorde. E este ano, até o tradicional pão de queijo será exportado. (Págs. 1 e 4)
Dependência: Autoestima contra vício
Experiência da Prefeitura de São Paulo com usuários de crack é vista como laboratório para lidar com o problema que atinge 370 mil brasileiros. Mas especialistas defendem o tratamento compulsório como a verdadeira solução. (Págs. 1, 8 e 9)
Dança das cadeiras
Após cinco meses de expectativa, a Microsoft anunciou ontem que Satya Nadella substitui Steve Ballmer na presidência da empresa. Além disso, John Thompson ocupará a presidência do Conselho de Administração no lugar de Bill Gates. (Págs. 1 e 17)

Nenhum comentário: