quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

 Dieta alcalina previne doenças e reequilibra o organismo
Algumas pessoas estão sempre preocupadas em manter o peso ou emagrecer, e diante disso, adotam medidas alimentares restritivas, cortam proteína, liquidam o açúcar, abandonam a carne… e o resultado depois de um certo tempo é a fraqueza, debilidade muscular, tonturas e dificuldade de raciocínio. Isso sem falar no mau humor. A intenção de por o organismo em ordem cai por terra e uma vez fragilizado, surgem as doenças. Para se recuperar, retoma-se a antiga dieta e adquiri-se ainda mais peso; é o corpo gritando por socorro.
                A solução para quem quer emagrecer e se sentir bem não deve se basear em radicalismos. O corpo e a mente precisam se reequilibrar. Estando equilibrado, seu peso evolui caso esteja abaixo do ideal, ou o contrário, se estiver acima, é reduzido. Este reequilíbrio pode ser obtido através da alimentação alcalina, que consiste em alimentos com alto PH, livres de ácido e com características antioxidantes. A alcalinidade auxilia na absorção dos nutrientes e protege o organismo contra doenças, principalmente as doenças degenerativas como câncer, diabetes e Mal de Alzheimer, já que estas só se desenvolvem e ambiente ácido e nunca em um ambiente alcalino. Além disso combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento.
                Elevar o PH é retirar o que há de bom nos alimentos e se revestir de imunidade. Mas poucas pessoas têm o hábito de se alimentar bem, pelas diversas causas. Para aderir à dieta não é necessário excluir de vez a carne vermelha e o açúcar. Basta que em seu prato, haja 70% de alimento alcalino e 30% de ácido.
                O que é ácido? Hambúrgueres, frituras, excesso de carne vermelha, açúcar, café e o mais vilão de todos, o refrigerante. Com PH entre 2,5, o refrigerante consome os nutrientes, oxidando as células e causando problemas como cansaço, dores de cabeça constantes, fadiga, osteoporose, problemas de circulação, ente outros. O sangue tem ph em torno de 7,35, então percebe-se que o organismo se “esgoela” para não se abater com tanta injeção de ácido. Este esforço é muito perigoso. Poucas pessoas sabem que se o PH do nosso sangue sofrer uma redução significante podemos chegar a óbito em segundos.
                Felizmente a lista de alimentos alcalinizantes é extensa: nela entra todas as frutas frescas, frutas secas, folhas verdes, verduras e legumes sem agrotóxicos, com destaque para o chuchu, quiabo, abobrinha e o melaço de cana. Dentre as castanhas, as únicas alcalinizantes são as amêndoas e os pistaches. Todas as raízes, inclusive os tubérculos ajudam a elevar e manter o PH do sangue, como a mandioquinha, batatas, inhame e mandioca. São preferíveis alimentos crus, pois algumas importantes vitaminas se perdem no cozimento.
                E para fechar com chave de ouro, a água. Pois de nada adianta seguir a risca uma dieta alcalina e continuar ingerindo água com PH ácido, ainda mais porque nosso corpo é 70% de água. Para não cometer erros as pessoas adquirem filtros alcalinizantes como os da Acqualive, que ionizam a água da torneira com sais minerais presentes em suas velas. O refil ARW, por exemplo, carrega uma cápsula de magnésio modificando a água de ácida para alcalina, com níveis de oxidação reduzidos, baixa tensão superficial e alta condutibilidade, melhorando o rendimento físico e intelectual além de servir de escudo para as doenças.

Nenhum comentário: